Dicas

Cuidando da saúde mental em tempos de Coronavírus (COVID-19)

Por 23 de março de 2020Sem comentários
  • EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES

Evite ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e preocupações. Aconselha – se assistir geralmente a edição da manhã de noticiários, com a finalidade de ficar atualizado durante o dia. Se perceber que isso te deixa mal, dê uma pausa e faça coisas que gerem bem estar. Filtre a quantidade e qualidade das informações.

  • CUIDE DO SEU COPO

Busque praticar exercícios físicos e se alimentar de forma saudável. Evite o abuso de álcool ou outas drogas que que alterem a consciência e o comportamento. Praticar hábitos saudáveis é uma excelente alternativa.

  • FAÇA COISAS QUE GOSTA E COLQUE AS COISAS EM ORDEM

Tente colocar as coisas pendentes em dia, como por exemplo a arrumação de armários, arquivos e pastas de computador, cuidar das plantas de casa, ouvir boa música, fazer cursos online, ler livros. Aproveite o tempo e faça coisas que possam ocupar e relaxar sua mente.

  • TENTE ESTABELECER UMA ROTINA

Crie uma rotina, tente fazer as coisas nos mesmos horários, isso ajudará o dia a dia acontecer de modo mais organizado e produtivo. As pessoas que estão trabalhando em casa, criem um roteiro e sigam como se estivessem em seus locais de trabalho.

  • PRATIQUE A RESILIÊNCIA

Encare este momento como um aprendizado, olhe de forma realista sem entrar em desespero. Seja positivo e tome consciência que esta fase vai passar.

  • SE CONECTE COM AS PESSOAS, MESMO QUE DE FORMA VIRTUAL

Continuem conversando com as pessoas, mesmo que de forma virtual ou por telefonemas. Busque interagir com as pessoas que estão em casa, compartilhem seus sentimentos e aproveitem o tempo juntos para atualizar os assuntos. Não se isole!

  • NÃO PARE SEU TRATAMENTO E PEÇA AJUDA

Nestes momentos difíceis é normal se sentir nervoso, ansioso ou com medo, mas não pare seus tratamentos de saúde. Se perceber alterações ou piora dos sintomas, se notar que está extremamente sobrecarregado ou depressivo, procure seu médico, psicólogo ou familiar. Não fique calado!

IMPORTANTE: Faça a higiene conforme as orientações das instituições sérias de saúde.

 

Fonte: Adaptado da Organização Mundial da Saúde, BBC News.