Notícias

Roda de conversa: Como anda a saúde emocional do colaborador durante a pandemia?

Por 21 de maio de 2020Sem comentários

Em tempos de pandemia, muito tem se falado sobre a importância da atuação dos profissionais da saúde na linha de frente no combate ao novo coronavírus. No Saúde & Suporte Home Care, adotamos medidas preventivas e reforço na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança de pacientes e funcionários. Mas, além da saúde física, como anda o equilíbrio emocional daqueles que cuidam de vidas? Como podemos ajudar a proteger a saúde mental dos nossos colaboradores?

Essas perguntas resultaram no projeto Convivendo com a pandemia da COVID-19: como está sua saúde emocional?, uma ação em parceria com psicólogas do Núcleo Atman que tem o objetivo minimizar os impactos da pandemia.

Como funciona?

Diante de tantas mudanças, incertezas e medos aos quais os profissionais essenciais estão expostos, são ofertadas atividades em grupo e atendimento psicológico individual, através de recursos tecnológicos de informação e comunicação para ajudar a fortalecer o psicológico no enfrentamento da doença.

“Criamos um espaço onde a nossa equipe pode compartilhar suas experiências e anseios. Eu faço este link entre os colaboradores e as psicólogas mediadoras, organizando grupos, alocando os colaboradores nos horários que melhor se adequam ao seus turnos de trabalho. Fizemos três grupos em diferentes turnos para que todos possam participar”, conta o psicólogo Daivison Tavares.

Rodas de Conversas Virtuais

Para as atividades em grupo são utilizadas as Rodas de Conversa on-line, um método de análise e intervenção onde circula a palavra e promove o reasseguramento grupal, através da expressão dos sentimentos e partilha de experiências, fortalecendo a interação dos colaboradores, ao tempo que fomenta a utilização de recursos internos e externos de enfrentamento.

“Consiste em um espaço para compartilhar, conversar sobre as mudanças que temos vivido no nosso cotidiano, por causa do novo coronavírus, com uso de estratégias terapêuticas que ajudam a transformar essa condição atual de fragilidade emocional. O grande desafio é ampliar o nosso olhar e aprender como manter nossa rotina pessoal e profissional com equilíbrio e o coração tranquilo frente a tantas incertezas”, pontua a psicóloga do ATMAN, Karina Vasconcelos.

Nas rodas descobrimos qual o aprendizado que pode ser absorvido dessa situação e como podemos proteger a nossa saúde emocional. A assistente administrativo Rennara Moreira é uma das que participa das rodas e afirma estar se beneficiando com a iniciativa. Assista o relato dela no vídeo abaixo.

 

Autoras do projeto: Petrucia Barbosa Ferreira Vasconcelos – Psicóloga – CRP 15/0705, psicóloga clínica, Mestre em Saúde da Criança e da Mulher, Terapeuta Sistêmica e Consteladora Familiar.

Karina Alessandra de Oliveira Maranhão Vasconcellos- CRP 15/1458, psicóloga clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, Terapeuta Sistêmica e Consteladora Familiar.

Núcleo ATMAN- Núcleo de Práticas Integradas em Saúde.

LEIA TAMBÉM

Cuidando da saúde mental em tempos de Coronavírus (COVID-19)

COVID-19: MEDIDAS PREVENTIVAS ADOTADAS PELO SAÚDE & SUPORTE

Enfermagem na linha de frente contra o coronavírus (COVID-19)