Levantamento mostra que setor de home care cresceu mais de 20% no Brasil e atendimento em domicílio voltou a ser tendência devido à pandemia
A pandemia da Covid-19 completou um ano e ultrapassou a marca de 250 mil mortos no Brasil. Em Alagoas, o cenário é preocupante e a curva epidemiológica voltou a crescer nas últimas semanas, especialmente após o carnaval. Para os especialistas, estamos vivendo o pior momento de toda a crise sanitária.
Com hospitais lotados, cresce a procura por serviços de assistência à saúde em domicílio. De acordo com um levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), o setor de home care cresceu 22,8% no Brasil em 2019 e esse número deve ser ainda maior em 2020 e 2021.
Razões para o crescimento
As estatísticas, no entanto, podem ser ainda maiores diante do isolamento social e mudanças de rotina e comportamento impostos pela pandemia. Segundo o Médico Diretor de Assistência e Qualidade do Saúde & Suporte Home Care, Oswaldo Liberal, alguns fatores refletem esse aumento, como o desejo de comodidade e de um atendimento personalizado, bem como o receio de uma possível contaminação pelo vírus ou por infecções hospitalares.
“Existem pessoas que têm medo de ir a hospitais para realizar procedimentos médicos, sejam eles simples ou complexos. Além disso, também existem aqueles pacientes que já estão hospitalizados, mas que têm pressa para receber alta e finalizar o tratamento em casa”, explica.
Dr. Oswaldo afirma ainda que, atualmente, a maior preocupação é resguardar as pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos, gestantes, doentes crônicos e em recuperação pós-operatório e pessoas com dificuldades de locomoção.
Novo normal
Com o aumento na procura por serviços de assistência em domiciliar, o Saúde & Suporte Home Care se adaptou à nova realidade para atender às necessidades dos pacientes.
“Aderimos à modalidade de telemedicina em alguns casos de internação domiciliar, e também ampliamos a oferta de atendimento particular nas residências, através de uma equipe multidisciplinar”, explica o médico e Diretor Executivo do Saúde & Suporte, Ricardo Tavares.
O executivo explica que os serviços incluem a administração de antibióticos e outros medicamentos injetáveis em casa. “Esse hábito voltou a ser tendência e deve ir além da pandemia, já que as vantagens não estão apenas ligadas ao cenário da Covid-19”, resume.
Programa de Aplicação de Medicamentos em Domicílio
O Programa de Aplicação de Medicamentos em Domicílio, além de contribuir estrategicamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19, também ajuda a reduzir a superlotação dos hospitais.
Se o setor de home care fosse extinto, por exemplo, seriam necessários 16.228 leitos adicionais ao ano para que a rede hospitalar brasileira absorvesse a demanda dos pacientes sem colapsar o sistema de saúde. O dado é do Censo de 2018, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP/Fipe).
Benefícios da assistência domiciliar
O home care é uma modalidade de atenção à saúde que consiste em transferir o atendimento de um paciente clinicamente estável do hospital para o conforto do lar.
A assistência domiciliar é vista como uma opção segura e eficaz, pois promove inúmeros benefícios para os pacientes e seus familiares, por exemplo: atendimento personalizado e sob demanda; mais segurança e menos riscos de infecção hospitalar; conforto e praticidade.
Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Aplicação de Medicamentos em Domicílio