José Messias dos Santos está acamado e sob cuidados do Saúde & Suporte Home Care há mais de um ano. Paciente realiza sonho de tomar banho de mar no dia do seu aniversário.
Esperança, persistência e perseverança. Essas três palavras definem bem a vida do alagoano José Messias Rafael dos Santos, que completa mais um ano de vida nesta quinta-feira (25). Ele teve sua vida totalmente transformada após sofrer dois AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e precisar ficar acamado sob cuidados de um home care.
Desde agosto de 2019, José é acompanhado por uma equipe multiprofissional e sua rotina inclui consultas em domicílios realizadas por geriatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, enfermeiro e assistente social.
Casado e pais de três filhos, o pintor sempre gostou de contemplar a natureza e, antes de lutar contra as sequelas dos AVCs, adorava pescar durante os finais de semana. Prestes a fazer 54 anos, ele nem imaginava que seria o protagonista de uma surpresa que, com certeza, ficou marcada em sua memória: tomar banho de mar. Esse momento foi acompanhado pela equipe da TV Ponta Verde/SBT, confira a matéria no vídeo abaixo:
Quando o sonho vira realidade
“O sr. José sempre externou o desejo de comemorar o seu aniversário tomando banho de mar e contemplando as belas jangadas da Praia de Pajuçara, mas nunca imaginou que isso fosse possível diante das complicações das sequelas neurológica”, enfatizou a nutricionista Jéssica, que também o acompanhou durante o passeio.
Para tornar esse sonho realidade, nossa equipe médica não mediu esforços para surpreendê-lo.
“A ação foi cuidadosamente pensada, tanto do ponto de vista da acessibilidade, quanto em relação ao respeito aos protocolos sanitários de saúde e segurança”, conta o enfermeiro Alex Cavalcante.
“Nossa ambulância ganhou uma decoração especial para transportá-lo e também viabilizamos uma cadeira de rodas totalmente adaptada para ele realizar o sonho de entrar no mar. Tudo com segurança e com liberação das autoridades sanitárias. E os preparativos não pararam por aí: o paciente também ganhou um bolo de aniversário em homenagem ao seu time do coração: o CSA”, destacou a assistente social Emília.
“Além do tratamento físico direcionado à doença, também é preciso levar em conta a espiritualidade do paciente, seus sentimentos e emoções. Decidimos, com muito carinho, realizar esse sonho, e esperamos que José viva ainda melhor, com paz e conforto, mesmo diante das dificuldades da vida e do atual cenário da pandemia”, finaliza Dr. Oswaldo Liberal, diretor de assistência e qualidade do Saúde & Suporte.