Notícias

Outubro Rosa 2020, quanto antes melhor!

Por 7 de outubro de 2020outubro 14th, 2020Sem comentários
Outubro Rosa 2020, quanto antes melhor

Outubro Rosa 2020, quanto antes melhor!

Neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Quanto antes notarmos os sinais, mais chances de cura. Quanto antes mudarmos nossos hábitos em prol de uma vida saudável, mais controle sobre os fatores de risco teremos.

É importante reforçar que, entre as mulheres, o câncer de mama é o tipo mais comum e o que mais mata entre as brasileiras. Mas, quando o câncer é diagnosticado nos estágios iniciais, existe 95% de chance de cura.

Como detectar?

Sabia que cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres? Pois é, a maioria descobre com o autoexame, que pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada. O autoexame de mamas é recomendado a mulheres a partir dos 20 anos.

AUTOEXAME das Mamas: 6 sinais que devem ser observados:

  1. Mama inchada, com tamanho ou formato alterado;
  2. Mamilo secretando líquido sem que você esteja amamentando;
  3. Irritação ao redor do mamilo com vermelhidão, coceira ou ardência;
  4. Pequenas feridas, lesões e dores nas mamas ou axilas;
  5. Caroço ou textura da pele alterada;
  6. Mamilo que mudou de posição ou virado para dentro (inversão).

Já as mulheres entre 40 e 69 anos devem fazer uma mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos, conforme recomenda a OMS e o

Ministério da Saúde.

É possível prevenir?

O câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, pois há um conjunto de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. A prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores com a adoção de hábitos saudáveis.

Como de costume, o Saúde & Suporte veste a camisa dessa causa. Nos vestimos de rosa e azul para alertar sobre a importância do autoexame regular e da prevenção do câncer de mama e próstata com a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Equipe Multi na campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul

Somos todos multiplicadores dessa conscientização entre nossos pacientes e seus familiares, equipes, amigos etc.

Essa luta é de todos!

Nos acompanhe no Instagram e fique por dentro das nossas dicas de saúde.