Notícias

O papel do assistente social na atenção domiciliar

Por 15 de maio de 2020maio 19th, 2020Sem comentários

O profissional que atua como assistente social possui um papel desafiante de ajudar na construção e luta pela democracia, pela cidadania e pelos direitos. No home care, esses profissionais também são essenciais para a Equipe Disciplinar e, consequentemente, para os pacientes.

Eles são um dos primeiros profissionais a ter contato com o paciente e analisam todo o contexto contexto social e familiar em que ele está inserido, objetivando a participação de todos os outros integrantes da Equipe Multi no processo do cuidado.

Hoje o Saúde & Suporte conta com duas assistentes sociais, que priorizam um olhar sistêmico no atendimento aos pacientes e atuam diretamente em várias frentes e em contato com o restante da equipe, como explica Mayara:

“Planejamos, avaliamos, monitoramos e executamos as ações de acordo com a necessidade de cada paciente, sempre levando em conta a conjuntura deles”. (Mayara França – Assistente Social do Saúde & Suporte Home Care)

Diante da pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  os assistentes sociais, pela natureza da atuação profissional e pelo reconhecimento no universo da saúde, o desafio vem sendo dobrado devido à necessidade de distanciamento social:

“A gente trabalha justamente o social e agora é preciso ter esse distanciamento. Por isso, passamos a nos reinventar e realizar o telemonitoramento, sem comprometer a assistência, realizando as devidas orientações e reconhecendo que mesmo em situação de calamidade pública, continuaremos nos protegendo e prestando auxílios aos nossos pacientes e seus familiares” (Emilia Grazielly – Assistente Social do Saúde & Suporte Home Care)

Sem dúvidas, a promoção do conforto e bem-estar do paciente passa pelas mãos do profissional assistente social.

LEIA TAMBÉM:

Enfermagem na linha de frente contra o coronavírus (COVID-19)

Como evitar a transmissão do coronavírus através de prontuários de pacientes