A revista científica nacional Journal Of Infection Control publicou, em sua mais recente edição, um trabalho produzido pelo Saúde & Suporte Home Care. O artigo intitulado “Prevenção e controle de infecção na atenção domiciliar: é possível? Resultados obtidos do programa de controle de infecção de uma instituição privada de Alagoas” é de autoria das colaboradoras Dra. Luciana Pacheco, médica infectologista e Marcelle Araújo, enfermeira.
“Desde 2018 fazemos o acompanhamento desses dados e em 2021 tínhamos um volume bem relevante, então, resolvemos escrever o artigo para divulgar nossos resultados e incentivar novas publicações”, conta Marcelle.
A pesquisa foi concluída em dezembro de 2022, após passar por um comitê de ética para certificar a lisura do artigo, e o aceite pela revista foi concretizado em janeiro deste ano. A publicação foi feita no mês de fevereiro e está disponível para leitura clicando aqui. O resumo do trabalho foi apresentado pela dupla no Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar e acabou sendo premiado com a segunda colocação na categoria de E-POSTER, ao concorrer com mais de 200 banners.
Eficácia do programa
As profissionais explicam que a regulamentação da ANVISA exige que as instituições hospitalares e de assistências em domicílio (AD) tenham uma comissão e um programa de prevenção e controle de infecções, mas no âmbito da AD há uma carência de direcionamentos e orientações referentes ao registro das notificações e divulgações desses dados.
“A falta de diretrizes acaba nos deixando no escuro, pois não temos outros dados e parâmetros de outas empresas de assistência domiciliar, não é possível entender como está o cenário, mas apesar disso, conseguimos adaptar a pesquisa à nossa realidade, fazendo uma comparação com a nossa série histórica e confirmamos nosso objeto de pesquisa”, completa Marcelle.
A dra. Luciana destaca a importância da gestão desses dados para o sucesso do programa no Saúde & Suporte.
“Se não mensuramos, não conseguimos gerenciar, eu sempre defendo isso. E foi graças às notificações registradas pela Equipe Multi que criamos condições de analisar esses indicadores e tomar medidas necessárias, desenvolvendo ferramentas para diminuir as probabilidades de infecções”, afirma a médica. “O gerenciamento dos dados nos permite entender o porquê a infecção acontece, se ela se repete, quais dispositivos estão envolvidos, entre outras informações”, completa.
Pioneirismo
“Fico muito feliz, pois acredito que além da relevância acadêmica, o trabalho também destaca o pioneirismo do Saúde & Suporte por comprovar que o programa funciona, e a disponibilização de dados tão importantes para os profissionais que atuam no setor. A publicação na revista e a premiação no congresso nos motiva, pois demonstra que estamos no caminho certo e o maior beneficiado disso é o paciente”, afirma Marcelle.
“Sem dúvidas a publicação desses resultados é uma ação vanguardista do nosso Home Care. Ficamos na torcida para que tenha cada vez mais publicações sobre o tema e que as recomendações do órgão regulador acerca da vigilância do programa sejam melhor estabelecidas”, conclui dra. Luciana.
O QUE É A CCID?
A Comissão de Controle de Infecções em Domicílio (CCID) é responsável por combater e prevenir infecções nos domicílios através das várias atividades que desempenham, entre elas a análise de dados, da criação de protocolos de segurança, bem como orientações e conscientização de pacientes, familiares e equipe multi.