Em 2017, ano em que Alagoas comemorou seu bicentenário de emancipação política, a Saúde & Suporte Home Care completou 18 anos de existência com uma história marcada pelo pioneirismo, respeito e qualidade na atenção e assistência à saúde em domicílio do Estado.
Hoje, presente na capital e no interior, a Saúde & Suporte Home Care conta com uma equipe multidisciplinar que envolve diversos profissionais da área de saúde, entre médicos, enfermeiras, nutricionista, fisioterapeutas, psicólogas, entre outros, além da expansão de serviços e da estrutura física. Tudo isso norteado por uma incansável busca pela excelência, segurança e qualidade no atendimento aos pacientes e familiares.
O início
Mas, para entender como a Saúde & Suporte mudou o jeito de fazer Home Care em Alagoas, é preciso voltar a julho de 1999, quando a empresa foi criada por seis médicos e amigos, em uma época em que os serviços de assistência domiciliar ainda “engatinhavam” no Brasil e se resumia a apenas um plano de saúde e seu serviço de ambulância, ligado a um grupo hospitalar no estado alagoano.
“Naquela época a Unimed tinha acabado de lançar dois serviços próprios, o SOS Unimed e o Unicare, porém não havia um interesse de expansão desses serviços para pacientes de outras operadoras”, relembra Dr. Oswaldo Liberal, um dos médicos sócios fundadores da Saúde & Suporte. “O José Roberto (também médico e sócio da empresa) chegou a ser procurado por representantes do grupo CIEFAS, hoje Unidas, conselho que reúne os convênios de autogestão como a Asfal, CASSI, Camed, GEAP, Assefaz, Correios e outros, para serem incluídos no serviço Unicare, mas não houve avanço”, completa.
A carência do serviço no estado e a oportunidade em um nicho que vinha sendo pouco explorado motivou a criação da segunda empresa de Home Care de Alagoas, desta vez aberta a diversas operadoras de saúde. “Éramos um grupo de amigos de longa data e trabalhávamos em alguns lugares em comum, como a Santa Casa de Misericórdia, Unimed, Hospital Memorial Arthur Ramos, e juntamos então algumas ideias sobre esse modelo de atenção à saúde e montamos a firma”, diz dr. Oswaldo.
Primeiros passos
Os médicos Oswaldo Liberal, José Roberto, Ricardo Tavares, Luis Eduardo, Lídio Lira e Guilherme Farias apostaram, então, no Niad, mais conhecido como Saúde & Suporte Home Care, como uma forma de disponibilizar um tratamento digno e confortável em domicílio, reduzindo custos aos hospitais e operadoras de saúde e diminuindo os riscos de infecções hospitalares.
Com o reforço de um gerente financeiro, Geraldo, a primeira instalação da empresa foi em uma salinha alugada, na Rua José Maria Correia das Neves, no bairro do Farol. O local servia como estoque, farmácia e sede administrativa.
“Nos primeiros meses a gente só contava com um computador, uma impressora e material de escritório. Geraldo ajudou a pensarmos na logística e nos ajudava a entregar material de ônibus e depois em um fusca. Quando uma paciente passou mal, tivemos que removê-la com o nosso carro particular. Fazíamos todas as prescrições à mão, não havia um sistema. Foi quando percebemos que na faculdade de medicina somos ensinados a salvar vidas, mas não temos nenhuma formação em gestão”, ressalta o dr. José Roberto.
Aperfeiçoamento e evolução
A empresa começou disponibilizando os serviços de internação domiciliar (PID). “A gente só oferecia nossos serviços médicos, enfermagem e medicação. O Programa de Atenção Domiciliar não existia na época, só implementamos depois”.
“Com o passar do tempo fomos ganhando mais maturidade e experiência no ramo. Participamos de cursos, congressos nacionais voltados a Home Care, passamos por conselhos estaduais e federais de entidades e empresas, aprendemos sobre a parte administrativa e jurídica de uma Home Care”, relembra o Dr. Oswaldo.
A chegada de uma terceira empresa concorrente no mercado, agregada aos cursos de aperfeiçoamento da equipe resultou em uma evolução e crescimento da empresa. “Tudo ainda era uma coisa nova, alguns médicos ainda resistiam muito à ideia da desospitalização do paciente para o tratamento via home care. Tivemos que fazer uma campanha educativa para planos de saúde, hospitais, auditores de convênios para explicar os benefícios dessa modalidade”, disse dr. Oswaldo.
“O mercado na época não tinha uma tabela de critérios para a admissão de pacientes e de qualidade, as negociações eram muito amadoras e enfrentamos alguns processos de judicialização que nos fizeram repensar nosso modelo de gestão por duas vezes, mas só continuamos no mercado porque conseguimos manter um bom padrão e sempre fomos pautados pelo respeito e pela ética”, completa.
As experiências da equipe e da diretoria nessas quase duas décadas de história resultaram em uma restruturação do modelo de gestão que acompanhou o aumento da complexidade dos pacientes e a demanda.
Hoje, em uma sede própria e com o atendimento estendido a outros três municípios além de Maceió, a Saúde & Suporte conta com um sistema de monitoramento eletrônico, que facilita o cuidado com segurança ao paciente, uma farmácia, carros para entrega de materiais e medicamentos, ambulâncias e equipamentos e já começa a ampliar sua estrutura física, sendo a única Home Care em Alagoas com um plano de combate a infecção domiciliar.
A inclusão do atendimento domiciliar pediátrico e a inserção de médicos residentes também foram algumas das conquistas recentes do grupo, que agora também conta com um endereço virtual onde relembra o passado com respeito e se compromete a construir um futuro com segurança e dignidade nas casas dos pacientes.