Hipodermóclise é um acesso realizado no tecido subcutâneo com a finalidade de hidratar e/ou administrar medicamentos, propiciando mais conforto no cuidado paliativo, principalmente no tratamento de idosos.
A coordenadora de enfermagem do Saúde & Suporte Home Care, Marcele Araújo, escreveu sobre o assunto.
Segundo ela, por volta de 1860, obteve-se o primeiro relato sobre o uso da via subcutânea. Em 1865, no auge da epidemiologia Mundial de cólera, essa via foi utilizada como uma alternativa para substituir a via endovenosa, devido ao alto índice de sepse causado pela falha na técnica e conhecimento precário sobre química e fisiologia da época, sendo utilizada restritamente em pacientes críticos.
Após o avanço da técnica de infusão endovenosa e pelas complicações causadas por infusão de soluções inadequadas, a hipodermóclise perdeu sua força.
Com o aprofundamento de estudos em cuidados paliativos, essa prática voltou a ser utilizada, por ser considerada uma via eficaz e segura. Atualmente vem sendo muito utilizada também na geriatria, pela eficácia na absorção de fluídos e dificuldade de acesso venoso em idoso.
Seu benefício é ofertar conforto, principalmente no alívio da dor, e baixo risco de complicações.
Essa via deve ser usada especificamente para algumas substâncias químicas e fluidos e sempre com supervisão médica e de enfermagem.