Desde a chegada da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Saúde & Suporte Home Care vem reforçando os protocolos de prevenção, mudando fluxos e adaptando processos com o objetivo de evitar a proliferação da COVID-19 e garantir a segurança de pacientes e funcionários.
Uma das adaptações foi a do manuseio do prontuário do paciente, um dos documentos mais importantes na atenção domiciliar e o que mais recebe contato físico, já que reúne informações detalhadas sobre o paciente e seu tratamento terapêutico e passa diariamente pelas mãos de diversos profissionais da Equipe Multidisciplinar.
Confira abaixo as medidas adotadas:
- O manuseio do prontuário é feito com o uso de luvas e máscaras (Equipamento de Proteção Individual) por todos os profissionais;
- Ao sair da casa do pacientes e chegar na sede do home care, os prontuários ficam separados e intactos por pelo menos cinco dias;
- Após esse período, a equipe acessa às folhas dos prontuários e faz as análises necessárias.
A Enfermeira Auditora do Saúde & Suporte, Perla Ribeiro, explica que a inovação no fluxo dos prontuários é baseada no tempo de sobrevida do vírus em superfícies. “Estudos científicos apontam que o coronavírus resiste até 5 dias em papeis. Por isso, por precaução, deixamos os prontuários guardados isoladamente por esse período”, afirma.
“Como trabalhamos com prazos, por causa dos convênios de saúde, redefinimos os nossos fluxos, ajustando os trabalhos em sistema informatizado e em prontuário físico, assim teremos esse tempo de segurança em relação ao manuseio do papel”, completa Perla.
Esse protocolo vem sendo realizado não só com os prontuários e prescrições, mas com outros materiais recolhidos nas casas dos nossos pacientes.
Duração do coronavírus em superfícies
Os cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), da Universidade da Califórnia, de Los Angeles e de Princeton, avaliaram a resistência do vírus em cinco materiais diferentes:
- Papel: 5 dias
- Aço inoxidável: 72 horas
- Plástico: 72 horas
- Papelão: 24 horas
- Cobre: 4 horas
- Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos
- Cerâmica: 5 dias
- Avental Descartável: 2 dias
- Luva (latex): 8 horas
- Vidro: 5 dias
- Madeira: 4 dias
Portanto, a higienização das mãos, objetos e superfícies com água e sabão ou álcool de concentração acima de 70% é uma das prevenções mais eficaz durante essa pandemia.
O Saúde & Suporte segue pensando em soluções para garantir uma prestação de assistência domiciliar com qualidade e segurança para nossos pacientes e suas famílias.
LEIA TAMBÉM:
Enfermagem na linha de frente contra o coronavírus (COVID-19)
Máscara facial: tipos e cuidados para prevenção ao COVID-19
Confira as medidas adotadas pelo Saúde & Suporte para o enfrentamento do coronavírus