O ato de lavar as mãos é tão importante para a nossa saúde que ganhou até um dia no calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre o tema: 05 de maio, o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Esse ano, por causa do enfrentamento ao novo coronavírus, a data tem ainda mais relevância quando o assunto é prevenção. Já imaginou quantas doenças você evitou simplesmente por lavar as mãos?
Segundo a médica infectologista do Saúde & Suporte, dra. Luciana Pacheco, a lavagem correta das mãos nos protege de inúmeras doenças e infecções causadas por vírus, bactérias e germes. “A higienização adequada das mãos ajuda a salvar vidas, principalmente agora durante uma pandemia de um vírus que ainda não possui uma vacina para combatê-lo”, afirma.
Apesar da grande procura pelo álcool gel, lavar as mãos com água e sabão ainda é a forma mais eficaz de higienização. “Os vírus são revestidos por uma camada de gordura que os componentes do sabão conseguem quebrar e neutralizá-lo, por isso recomendamos esse método. Em situações em que não haja acesso à água e sabão, o álcool (gel ou solução) com concentração acima de 70% pode ser usado”, destaca a infectologista.
É interessante observar que 8 a cada 10 brasileiros afirmam ter adotado novos hábitos de higiene, segundo Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico COVID-19 (Vigitel), do Ministério da Saúde.
Em Alagoas, o professor de inglês Hugo Callado é um dos que mudaram essas práticas, principalmente com a limpeza das mãos. “Antes dessa pandemia eu não sabia qual era a forma correta de levar as mãos. Agora que vi uns vídeos educativos, aprendi a importância de lavar com mais frequência e limpar partes da mão que antes eu ignorava. Tento sempre mentalizar de 20 a 30 segundos de higienização sempre que me exponho ao ambiente externo”, afirma.
A dra. Luciana Pacheco listou cinco momentos em que devemos higienizar as mãos:
- Antes de tocar na máscara;
- Antes de coçar os olhos e nariz;
- Depois de tossir ou espirrar;
- Depois de tocar a máscara, pois como serve de escudo, ela pode carregar o vírus em sua parte externa;
- Antes de manusear alimentos
O processo todo de higienização com água e sabão deve durar de 40 a 60 segundos, se for com álcool de 20 a 30 segundos.
Confira o vídeo abaixo com o passo a passo da lavagem adequada.
Faça a sua parte, lave as mãos e se proteja!