Fale conosco via Whatsapp
Notícias

Maio Amarelo e coronavírus, entenda a relação entre eles

Por 4 de maio de 2020Sem comentários

“Perceba o Risco. Proteja a vida!”. Em tempos de COVID-19, esta frase se encaixa perfeitamente nas campanhas de conscientização pela prevenção ao novo coronavírus, mas ela é, na verdade, o tema do Movimento Maio Amarelo de 2020.

O slogan, inclusive, não é a única relação entre a pandemia e o movimento internacional que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e mortes no trânsito, e a gente vai explicar o porquê.

REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO DURANTE PANDEMIA

Em todo o Brasil, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou uma queda de 26% nos acidentes de trânsito entre março e abril deste ano, se comparado ao mesmo período de 2019.

O número de feridos nesses acidentes caiu 29%, passando de 9.435 para 6.708. Já os acidentes graves passaram de 2.084 para 1.659, e o número de mortes também teve uma queda 3%.

Essa redução, segundo a PRF, é reflexo da baixa circulação de veículos, devido ao isolamento social e às restrições de tráfego nas rodovias brasileiras, em prevenção ao contágio do vírus corona.

MENOS ACIDENTADOS, MAIS LEITOS DISPONÍVEIS

Com um menor número de feridos em decorrência de acidentes de trânsito, consequentemente sobram mais vagas disponíveis em hospitais para as vítimas do novo coronavírus, que já ultrapassam de 100 mil em todo o país.

A redução dos gravemente feridos em acidentes é ainda mais relevante, pois significa que menos acidentados ocuparão os leitos das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), que já se encontram saturadas e correm o risco de entrar em colapso no Brasil.

Foto: Agência Brasil

Ciente disso, a PRF reforçou o slogan “Perceba o Risco. Proteja a vida!” do Maio Amarelo com a campanha: “Fique em casa. Mas, se tiver que sair, respeite as leis de trânsito”, com o intuito de prevenir a transmissão do COVID-19 e reduzir os acidentes no trânsito.

O que devemos ter em mente, porém, é que a diminuição desses números não deve ser apenas durante a pandemia. É possível sim levar uma vida com prudência no tráfego e evitar acidentes e mortes através da direção defensiva, afinal, quando fazemos parte de uma comunidade, somos responsáveis não só pela nossa vida, mas pela vida e integridade física do próximo também.

Confira abaixo alguns cuidados e orientações para evitar acidentes no trânsito:

  • Pedestre, atravesse na faixa!
  • Motorista, respeite a faixa de pedestres!
  • Use sempre o cinto de segurança, seja você motorista ou carona, mesmo em pequenos percursos
  • Não utilize o celular enquanto dirige. Lembre-se, alguns segundos de distração podem fazer a diferença!
  • Se beber, não dirija!;
  • Respeite os limites de velocidade;
  • Realize as manutenções preventivas no seu veículo, principalmente antes de pegar estrada;
  • Não faça ultrapassagens perigosas;
  • Respeite as leis de trânsito!

Portanto, faça a sua parte, #PercebaORisco #ProtejaAVida! 

Para mais informações sobre o Maio Amarelo, acesse o site oficial deles clicando aqui.