Prevenção de Infecções






Pensando em facilitar o acesso à informação, nossa infectologista Dra. Luciana Pacheco separou dicas de combate e prevenção a infecções. Conheça algumas delas:


Para quê o Controle de Infecção se o paciente está em casa?

São inúmeros os benefícios na transferência do paciente hospitalizado para ser tratado em domicílio, mas até mesmo nas residências há riscos de exposição a infecções e é por isso que um dos requisitos para a Segurança do Paciente é o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Os serviços de Home Care devem elaborar e implementar um programa de prevenção e controle de infecções para reduzir a incidência e gravidade desses eventos.

Essa medida foi estabelecida através da RDC 11/2006, do Ministério da Saúde. Pacientes com idade avançada, doenças crônicas e debilitantes, expostos a procedimentos invasivos como traqueostomia, gastrostomia, ventilação mecânica e infusões, são fontes de infecção domiciliar.

Além disso, condições precárias de higiene no ambiente, hábitos equivocados da família e desconhecimento formal de cuidadores são situações que podem agravar estes riscos. O desafio do Saúde & Suporte Home Care, portanto, é adequar rotinas de cuidados relacionados à prevenção e controle de infecções no ambiente domiciliar, envolvendo os profissionais de saúde, cuidadores, as famílias e os próprios pacientes e assim fornecer uma assistência de maior qualidade.

Dra. Luciana Pacheco (Infectologista)
Saúde & Suporte Home Care
  • A lavagem de mão para o controle de infecção